O Serviço de Emergência Rádio – Associação Nacional de Voluntários de Proteção Civil, no seu Plano Nacional de Operações e Telecomunicações tem previsto a utilização do canal 8 sem sub canal na Banda PMR446 para comunicações com a população em situações de catástrofe, apagão ou outros eventos de exceção!
Mas o porquê da escolha do canal 8?
O canal 8 sem sub canal foi escolhido de forma estratégica principalmente por dois motivos!
O primeiro motivo tem a ver que os primeiros canais desta banda por norma são os mais utilizados, (pelo menos até ao canal 5) e desta forma as operações são efetuados num canal menos ocupado ou seja menos interferências.
O segundo motivo tem a ver com o facto de muitos utizadores apenas terem equipamentos com 8 canais, assim desta forma todos ficam com oportunidade de comunicação e ninguém fica de fora.
E porque não se usa sub canal??
Muitos utizadores por vezes não estão familiarizados com os sub canais e como tal corríamos o risco de mais uma vez ficarem de fora da comunicação! Assim partimos do princípio que será menos um constrangimento.
Aqui fica a explicação e a informação que em caso de catástrofe, apagão ou outros eventos de exceção podem sempre tentar contacto com as nossas Unidades Operacionais do Serviço de Emergência Rádio distribuídas de norte a sul do país!
Os nossos operacionais trabalham de forma abnegada para ajudar quem precisa e podem contar com todos eles!
