Hoje, dia 2, é Quinta-feira Santa, dia em que Jesus celebrou a Última Ceia com os seus apóstolos e instituiu dois sacramentos para a salvação da humanidade: a eucaristia e a ordem sagrada.

A Quinta-feira Santa é a “porta” do Tríduo Pascal, ou seja, é o “início” do período mais importante da Semana Santa no qual se comemora a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

A missa da Ceia do Senhor é a celebração central da Quinta-feira Santa, mas não é a única que acontece.

Celebrações litúrgicas da Quinta-feira Santa

Toda Quinta-feira Santa são celebradas duas missas diferentes.

Pela manhã é celebrada a chamada missa crismal, na qual é consagrado o santo Crisma e são abençoados os óleos que serão usados ​​nos sacramentos de iniciação. À tarde é a missa da Ceia do Senhor, ato central do dia.

Na missa crismal, acontece diante do bispo local a renovação das promessas sacerdotais de todos os sacerdotes incardinados numa diocese.

A missa da Ceia do Senhor, celebrada à tarde, comemora a última Páscoa que Jesus passou com os apóstolos, uma Páscoa que seria “redefinida” a partir do sacrifício de Cristo na Cruz.

O que não se deve perder de vista: a vida sacramental

Não se deve perder de vista que hoje se celebra que Cristo instituiu o sacramento das ordens sacerdotais, juntamente com o sacramento da eucaristia.

Isso significa que Jesus estabeleceu um antes e um depois para a vida de Graça que cada um deve cultivar. Ele fez isso quando partiu o pão durante a Última Ceia e disse aos seus apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”. Nas palavras do padre Jiménez, “neste dia Jesus deixa o seu testamento: a eucaristia, o sacerdócio e o mandamento de amar uns aos outros”.