No passado dia 11 de junho, os alunos do 7.º ano, das Escolas Secundária e José dos Anjos participaram numa visita de estudo interdisciplinar, promovida pelas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), à cidade de Vila Real.
A atividade teve início na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde os alunos, tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Geologia, explorando coleções de minerais, rochas e fósseis que permitiram aprofundar conhecimentos sobre a história da Terra e os processos geológicos. De seguida, os alunos experienciaram a atividade” Os Super Detetives Caça-Micróbios”, onde distinguiram as bactérias, vírus e fungos, os meios de colheita e o modo de cultura e transmissão.
Após o almoço no Shopping de Vila Real, a visita prosseguiu com uma vertente cultural e patrimonial. Os alunos visitaram a Sé de Vila Real, um dos mais importantes monumentos religiosos da região, e a Capela Nova, espaço de grande valor histórico, artístico e religioso, onde puderam conhecer melhor o património cultural e espiritual da cidade.
Esta visita de estudo teve como principal objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com o património geológico, científico, cultural e religioso da região, articulando os conteúdos ministrados em contexto de sala de aula com experiências concretas e significativas.
Ao longo do dia, os alunos desenvolveram competências de observação, análise e pensamento crítico, reforçando conhecimentos sobre a diversidade geológica e a importância dos recursos naturais no desenvolvimento humano. Simultaneamente, tiveram oportunidade de valorizar o património cultural e religioso como elemento fundamental da identidade das comunidades.
A atividade revelou-se uma experiência educativa muito positiva, promovendo a aprendizagem em contexto real, a convivência entre colegas e professores, assim como, o enriquecimento cultural dos participantes.
Os professores responsáveis: Fernanda Guerra, João Cerqueira e Regina Costa
