Inicia hoje a Semana da Igualdade, de 2 a 8 de março de 2026, em todo o país, com o lema A
Igualdade que abril abriu. Reforçar Direitos. Cumprir a Constituição, promovida pela Comissão
para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN.
Este é o folheto que já começamos a distribuir, em todo o distrito, e em mais de cem locais de
trabalho, nas fábricas, escritórios, nas escolas, nos hospitais e nas ruas, com iniciativas de
sensibilização e contacto com as trabalhadoras e os trabalhadores. Pela igualdade consagrada na
lei e que falta efectivar na vida e no trabalho.
8 de março: a voz que não cala, o passo que não recua, a luta que constrói o amanhã
A igualdade não se conserva sozinha. Ou se defende, ou se perde.
Apesar dos avanços, as mulheres trabalhadoras confrontam-se com salários mais baixos, carreiras
profissionais estagnadas, precariedade, horários desregulados, discriminações derivadas da
maternidade. Enfrentam o assédio. Adoecem a trabalhar. Cuidam de todos, sem tempo para si.
Hoje, os direitos são atacados em nome do lucro. Os salários ficam para trás enquanto os preços
disparam. Os serviços públicos são enfraquecidos. A Constituição é ignorada por quem devia
cumpri-la. Há direitos que vivem no tempo roubado, entre turnos longos e salários curtos, entre
creches que faltam e horários que esmagam a vida.
Ainda assim, as mulheres trabalhadoras nunca deixaram de lutar. Nos locais de trabalho, nas ruas,
na exigência teimosa de respeito e justiça. Na defesa de direitos que não são privilégios, mas
condições básicas para viver com dignidade.
As iniciativas terminarão com a participação na iniciativa do núcleo de Vila Real do Movimento
Democrático de Mulheres, que terá lugar no dia 8 de março, em Vila Real, às 15h, na Praça Luís
de Camões.

