No centro da fachada principal da nossa igreja matriz, por cima da padieira da porta, existe um pequeno painel composto por quatro azulejos que apresenta a imagem da virgem Maria e uma oração a ela dedicada, que é a seguinte: “À VIRGEM MARIA SENHORA NOSSA FOI CONCEDIDA SEM PECADO ORIGINAL”, o escudo nacional com as cinco quinas e a referência à data de 1940. Essa data, diz respeito ao aniversário comemorativo dos 300 anos da Restauração da Independência de Portugal do domínio de Espanha que ocorreu em 1640, e que assim refiro:

*A data do 1 de Dezembro está ligada à restauração da independência de Portugal que durante 60 anos (1580-1640) esteve debaixo do domínio espanhol, sob a dinastia filipina.

“Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição) é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, D. João IV fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou P HYPERLINK “http://pt.wikipedia.org/wiki/Padroeira”adroeira e Rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim – (Wikipédia)”.

Em todas as igrejas matrizes de Portugal foi colado nesse ano essa referência aniversaria (1940), mas infelizmente já muitas o não conservam, por negligência, ou desconhecimento de quem a retirou ou destruiu.*

Nota: Datas de registo= 1140: Fundação de Portugal por D. Afonso Henriques; (01 de Dezembro) 1640: Restauração da Independência o domínio Espanhol e, 1940: dos 800 anos da Fundação de Portugal e de 300 anos da Restauração da Independência.

ᴬᵐⁱˡᶜᵃʳ ᴿᵒ̂ˡᵒ⁻ᴸⁱˡᵒ

By VO