Uma grande vitória para os motociclistas europeus: os Ministros dos Transportes europeus não querem testes periódicos periódicos obrigatórios para motociclos.

Thomas Danielsen, Ministro dos Transportes da Dinamarca, afirmou: “Fico satisfeito por termos chegado a um resultado positivo e por agora termos uma abordagem geral para ambas as propostas do pacote. 
Com este acordo, garantimos uma modernização das regras para inspeções rodoviárias e periódicas, bem como para o registo de dados de veículos, minimizando simultaneamente a burocracia.” A Dinamarca detém atualmente a presidência da UE.

O pacote consiste em duas propostas focadas na atualização de três diretivas: uma sobre a inspeção periódica de veículos motorizados, uma sobre as inspeções rodoviárias de veículos comerciais e uma sobre os documentos de registo de veículos.

A posição do Conselho sobre as inspeções técnicas: o âmbito dos testes e as frequências mínimas mantêm-se inalterados. Isto significa que a proposta de transição para testes anuais em vez de bianuais após 10 anos não será implementada. Mantém-se também a exceção atual que exclui as motocicletas do âmbito dos testes.

Após a aprovação da posição do Conselho, o Conselho pode iniciar negociações com o Parlamento Europeu para alcançar um acordo final, assim que este adote a sua posição definitiva.

ᶠᴱᴹᴬ

By VO