Inicia-se, em abril, o novo Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), de embalagens de bebidas, sob a marca “Volta”, um instrumento que pretende acelerar a transição para a economia circular e aumentar significativamente as taxas de reciclagem no País.

O projeto é desenvolvido por um consórcio que reúne as indústrias dos refrigerantes, águas e cervejas, responsáveis por 90% da quota de mercado, e as empresas do retalho alimentar, que representam cerca de 80% do setor. A iniciativa foi preparada em articulação com o Ministério do Ambiente e Energia e o Ministério da Economia e da Coesão Territorial.

Por cada garrafa ou lata adquirida, de plástico, alumínio ou aço, até três litros, o consumidor paga 10 cêntimos. O reembolso pode ser obtido através de um talão convertível em dinheiro ou descontos em compras, por via digital através de cartões de fidelização ou soluções eletrónicas, ou ainda através da doação do valor a instituições. As embalagens devem apresentar o símbolo Volta e o código de barras legível.