Atividade de Matemática “Mapear para Cuidar: A Escola No Plano Cartesiano” integrada no projeto interdisciplinar “Viver numa Escola Mais Sustentável”.

No âmbito do projeto interdisciplinar “Viver numa Escola Mais Sustentável”, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Programação e Sistemas Informáticos – 11.º D desenvolveram, na disciplina de Matemática, uma atividade prática inserida no módulo P3 – Geometria Analítica.

A proposta desafiou os alunos a utilizarem ferramentas digitais, nomeadamente o Google Earth, para capturar a imagem aérea do espaço escolar e, a partir dela, construírem um plano cartesiano. Sobre esse plano, os alunos identificaram e marcaram os pontos estratégicos onde consideram necessária a colocação de cestos do lixo, previamente identificados na disciplina da Área da Integração, contribuindo para a melhoria das condições ambientais da escola.

Com base nos pontos assinalados, os alunos determinaram as respetivas coordenadas,

calcularam o ponto médio entre dois locais selecionados, encontraram o declive da reta que os une e escreveram a equação reduzida correspondente. Desta forma, aplicaram conceitos matemáticos fundamentais a uma situação real e relevante para o quotidiano escolar.

Esta atividade constituiu um dos instrumentos de avaliação do módulo em curso, valorizando não só o domínio dos conteúdos de Geometria Analítica, mas também a capacidade de utilização de tecnologia, o trabalho em grupo e a aplicação prática da matemática a problemas reais.

A iniciativa revelou-se uma oportunidade enriquecedora para promover a articulação entre

áreas disciplinares, reforçar a consciência ambiental e demonstrar que a matemática pode ser uma ferramenta poderosa ao serviço da sustentabilidade da escola.

ᴾʳᵒᶠˑ ᵈᵉ ᵐᵃᵗᵉᵐᵃ́ᵗⁱᶜᵃ˒ ᔆᵘˢᵃⁿᵃ ᴿᵉⁱˢ

By VO