O passado já passou e continuar a reviver momentos antigos, só prolonga o que não pode mais ser mudado.
Não fiques presa a lembranças a tentar encontrar respostas em cenas e situações que já terminaram. Sabes, isso é assistires repetidamente o mesmo filme como se estivesses à espera de um final diferente.
Eu sei que o coração insiste em olhar para trás, mas a vida acontece no agora. Não adianta procurares sentido em algo que já encerrou portas ou que deu falência. O tempo não retrocede e insistir em permanecer no ontem apenas impede que o hoje floresça.
Viveres o presente é escolheres libertar-te do peso excessivo da memória. O passado serve como lição de vida mas não como morada. Guardar experiências é diferente de viver preso a elas. Quando aceitas que nada do que já aconteceu pode ser alterado, entendes que a única parte da vida que pode ser construída é esta que está diante dos teus olhos.
O presente oferece-te novas oportunidades para recomeçares mas para enxergares essa oportunidade é preciso que estejas aqui e não lá atrás, aqui e não perdida nas lembranças antigas. A verdadeira maturidade está em aprenderes a agradecer pelo que foi sem deixar que isso impeça o que ainda pode ser. Sim… porque ainda pode!
O passado ensinou-te sim, lições valiosas, e esse é o poder do passado, mas o presente é o lugar onde essas lições podem ser aplicadas. Sabes, viveres hoje depois de tudo o que passaste é um acto de coragem mas também de inteligência, porque exige desapego e presença.
Quando, finalmente, entenderes isso, perceberás que cada dia é uma nova página à espera para ser escrita com consciência e vontade de seguir.
ᴿⁱᶜᵃʳᵈᵒ ᴱˢᵗᵉᵛᵉˢ
