Esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, o Governo Português, anunciou a concessão de tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública para a próxima terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro. A decisão foi formalizada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro através de despacho que abrange os serviços da administração direta do Estado e os institutos públicos.
Apesar de o Carnaval não ser um feriado oficial, tem sido prática habitual dos executivos conceder tolerância de ponto nesta data, permitindo que o dia funcione, na prática, como uma folga para grande parte dos funcionários públicos.
Além da decisão do Governo, algumas câmaras municipais têm também anunciado tolerâncias de ponto relacionadas com o Carnaval.
Este ano, a concessão da tolerância de ponto ocorre num contexto em que, devido ao mau tempo e às recentes intempéries, algumas celebrações foram reduzidas, adiadas ou canceladas por motivos de segurança em várias localidades do país.
