A missão Artemis II é a primeira missão tripulada do programa Artemis da NASA, que marcará o regresso de seres humanos à vizinhança da Lua pela primeira vez desde a Apollo 17 em 1972. O lançamento realizou-se no dia, 1 de abril de 2026, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Objetivo da missão, é realizar um sobrevoo lunar de 10 dias para testar os sistemas de suporte de vida da cápsula Orion e as capacidades de exploração no espaço profundo. Os astronautas não pousarão na Lua, mas passarão pelo seu lado oculto antes de retornar à Terra.

Tripulação: É composta por quatro astronautas: o comandante Reid Wiseman (NASA), o piloto Victor Glover (NASA), e os especialistas de missão Christina Koch (NASA) e Jeremy Hansen (Agência Espacial do Canadá)

Equipamento: A missão utiliza o foguetão Space Launch System (SLS), o mais potente do mundo, e a nave espacial Orion, equipada com o Módulo de Serviço Europeu da ESA.

Uma aventura, os quatro tripulantes estão agora em countdown, consigo mesmo imaginar muito bem o que lhes está a passar pela cabeça.

Nasa divulga primeira imagem da Terra vista da missão Artemis II

Segundo a agência espacial, o registo, feito pelo comandante Reid Wiseman, mostra duas auroras (no canto superior direito e no canto inferior esquerdo), e a luz zodiacal (no canto inferior direito) é visível enquanto a Terra eclipsa o Sol. Já a faixa castanha visível do lado esquerdo trata-se do continente africano.

Esta é a 1ª vez desde 1972 que astronautas deixam a órbita terrestre rumo ao satélite.

O fim da missão está prevista para 10 de abril, quando a cápsula vai entrar na atmosfera da Terra em altíssima velocidade e pousar no Oceano Pacífico, onde será resgatada.